A ILHA DO AR TEM HISTÓRIA

O voo livre no interior paulista começou em meados de 1985, quando um grupo de jovens de Jaboticabal, apaixonados por esportes de aventura, descobriu o parapente.


Determinado a praticar o esporte, eles começaram a estudar e procurar montanhas adequadas para decolagem. A primeira montanha encontrada foi em Cássia dos Coqueiros, onde batizaram a rampa de "Anteninha".


Embora fosse um bom começo, a rampa tinha um quadrante de decolagem virado para Leste/Sudeste, limitando as oportunidades de voo e fazendo com que muitos dias de voo fossem perdidos quando o vento mudava de direção.


Persistentes, os jovens continuaram sua busca por montanhas que oferecessem mais quadrantes de decolagem. Durante essa jornada, encontraram um jovem instrutor de voo de Montes Claros que havia se mudado para Ribeirão Preto. Juntos, decidiram fortalecer e desenvolver o esporte na região.


Após muitas buscas e esforços, chegaram a Santo Antônio da Alegria e encontraram a Serra da Laginha. De baixo, a montanha parecia perfeita, e ao subirem, confirmaram que haviam encontrado um paraíso para o voo livre.


A montanha, isolada no centro de um vale, oferecia decolagens para todos os quadrantes, ganhando o nome de "Ilha do Ar".


O primeiro voo na Ilha do Ar foi realizado pelos pilotos Durigan, Fred e Renato na decolagem Leste.

Crescimento e Desenvolvimento

Com a presença de um instrutor em Ribeirão Preto, o esporte ganhou visibilidade, atraindo muitos interessados em aprender a voar.


Uma turma de alunos foi formada, estabelecendo a segunda geração de pilotos da Ilha do Ar. Inicialmente, voar na Ilha do Ar era desafiador devido ao acesso difícil, mas com o tempo, melhorias na estrada facilitaram o acesso, consolidando a Ilha do Ar como a base do voo livre na região.


A Escola de Voo de Ribeirão formou várias turmas antes de encerrar suas atividades. Posteriormente, outro instrutor de Batatais formou uma grande turma de pilotos, criando a terceira geração de pilotos da Ilha do Ar.


O esporte continuou a crescer, atraindo pilotos de diversas regiões como Itamogi, Franca, São Sebastião do Paraíso, Passos, Cajuru, São Paulo e Arceburgo.


O crescimento da comunidade de pilotos levou à necessidade de uma organização formal, resultando na criação da Associação de Voo Livre Ilha do Ar.

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